Dia de Finados inicia com homenagens em cemitérios da Capital.
Centenas de pessoas visitaram os túmulos de entes queridos para prestar suas homenagens na manhã deste sábado.
NOTICIASDIA DE FINADOSFERIADO
Informa Todo Dia
11/2/20242 min read


— Que saudade da vó, mãe!
A frase de uma pequena menina, ao redor dos seus seis anos, é a primeira voz que a reportagem da Zero Hora ouviu ao passar pelo arco do Cemitério Santa Casa, na Capital, na manhã deste sábado (2) de Finados. Ao travessar a estrutura, com a tradicional mensagem incrustrada em latim “Volta para o lugar de onde vieste”, a fala verbalizou o sentimento de saudade e de carinho que preencheu a manhã silenciosa deste sábado, quando
centenas de pessoas visitaram os túmulos de entes queridos para prestar suas homenagens.
Acompanhada da sua mãe, Elsa Maria, 82 anos, a professora Patrícia Davila Iser, 52 anos, era uma delas. Na ala vertical do cemitério, onde estão dispostos os caixões em gavetas, mãe e filha limparam e floriram o espaço em homenagem a um tio e uma tia da família.
— É uma forma de homenagear tudo o que eles fizeram por nós. Demonstrar o meu sentimento de amor, que cada ano se torna mais forte. De saudade — conta Patrícia.
E o hábito já virou tradição. Há 20 anos, desde o falecimento da sua madrinha, as duas vêm todo dia 2 de novembro, carregadas de flores coloridas e material de limpeza.
— Minha madrinha tinha um canteirinho (na sua casa), gostava muito de flores — recorda ainda a afilhada.
Do outro lado da rua, no Cemitério São Miguel e Almas, outra dupla de mãe e filha prestava suas homenagens, em um dos andares dos vários prédios característicos do espaço. Desta vez, para um filho — e irmão.
Confira a programação
Para receber os visitantes nesta data, estabelecimentos funerários de Porto Alegre e Região Metropolitana prepararam uma programação especial. Missas, sessões de cinema ao ar livre e bênção a pets e humanos são algumas das atividades previstas.
No Cemitério Jardim da Paz, localizado no bairro Agronomia, na Capital, por exemplo, ocorreu pela manhã uma chuva de pétalas. A coordenação do espaço calcula que 180 quilos foram lançados do ar.
Patrícia (E) e Elsa (D) prestaram sua homenagem a familiares neste sábado de manhã.Mateus Bruxel / Agencia RBS