"DANA ao vivo: últimas notícias em Valência, Catalunha e outras regiões da Espanha | Pelo menos 95 mortos."

"Acompanhe as últimas notícias da DANA: as autoridades informam que já são 95 pessoas falecidas, e ainda há várias pessoas desaparecidas sendo procuradas."

NOTICIASVALENCIA

Informa Todo Dia

10/31/20243 min read

Quando a chuva é mortal: as piores inundações na Espanha em 70 anos

1957. Pelo menos 81 mortos devido ao transbordamento do Turia. Em outubro de 1957, o transbordamento do rio Turia ao passar por Valência causou mais de 80 mortes e imensos danos materiais. Na imagem, de Antonio Ferri, lama nas ruas de Valência após a enchente.

1962. Mil vítimas das cheias de Vallès. Na madrugada de 25 de setembro de 1962, uma tempestade fez com que os rios Llobregat, Besós e Ripoll transbordassem na província de Barcelona. As inundações ceifaram 257 vidas entre pessoas que dormiam em suas casas – especialmente entre imigrantes que viviam em barracos precários – instaladas nos riachos secos de Terrassa, Sabadell, Montcada, Rubí, Cornellá e Gavá. O número de mortos em toda a área foi de cerca de mil. Na imagem, casas destruídas na zona de Escardívol, em Rubí.

1962. Desolação em Rubí. Um velho chora diante da pintura de seu neto, falecido junto com seus pais, vítima da enchente que devastou Rubí (Barcelona). A localidade foi uma das mais afetadas pelas fortes chuvas que fizeram com que a água dos ribeiros subisse cinco metros acima do normal.

1979. Transbordamento do rio Alagón. O transbordamento do rio Alagón ao passar por Coria (Cáceres) em fevereiro de 1979 e as fortes chuvas causaram 19 mortes. Na imagem, alguns vizinhos tentam resgatar um cavalo.

1983. 34 mortos no País Basco. Em agosto de 1983, durante as festividades de Bilbao, chuvas torrenciais causaram 34 mortes. Na imagem, de Bernardo Pérez, um comboio da Renfe que foi arrastado para o estuário pela força da água.

1982. Transbordamento do rio Júcar e rompimento da barragem de Tous. O transbordamento do rio Júcar, na província de Valência, em 20 de outubro de 1982, e o rompimento da barragem de Tous causaram um desastre em toda a área com um total de 38 vítimas fatais. Na imagem, um veículo Land Rover caído no terreno cedido nas proximidades da barragem.

1987. Cheia em Alzira. As inundações causadas pelas chuvas torrenciais de Novembro de 1987 deixaram sete mortos. Na imagem, um vizinho de Alzira (Valência) caminha no meio da água.

1995. Yebra: 10 mortos devido à enchente. Em 9 de agosto de 1995, uma forte tempestade provocou uma enchente que devastou o município de Yebra (Guadalajara), causando a morte de dez pessoas. A maior parte dos falecidos faleceu num armazém onde se abrigaram ao sair de um funeral e que acabou inundado. Na imagem, rua principal da cidade após o temporal.

1996. Biescas. 87 mortos num ‘camping’ que nunca deveria ter existido. Em Agosto de 1996, em poucos minutos, uma enorme tromba de água devastou o «acampamento» de Las Nieves, situado nos Pirenéus Aragoneses. 87 pessoas morreram e quase 200 ficaram feridas. O ‘acampamento’ estava localizado numa zona de inundação, ignorando relatórios anteriores que alertavam para o risco, e foi completamente destruído. O Tribunal Nacional condenou a Administração Autónoma de Aragão e o Ministério do Ambiente a indemnizar os familiares das vítimas da tragédia em 11,2 milhões de euros. Na imagem, membros da Guarda Civil e da Proteção Civil transportam um corpo resgatado da lama.

1997. 25 mortos na Extremadura. As chuvas torrenciais causaram 25 mortes em Novembro de 1997 na Extremadura. A maioria das vítimas dormia em suas casas quando três pequenos riachos, o Rivilla, o Matamoros e o Calamón, transbordaram em poucos segundos. Na imagem, duas mulheres retiram os seus pertences enlameados à porta da sua casa em Badajoz.

"DANA ao vivo hoje: últimas notícias em Valência, Catalunha e no resto da Espanha | Pelo menos 95 mortos."

(Miguel Ángel Polo / EFE)