Atirador de Novo Hamburgo: o que se sabe sobre o homem que matou três pessoas, incluindo seu pai e irmão.
Edson Fernando Crippa, de 45 anos, era CAC e tinha registrado em seu nome quatro armas; familiares afirmam que ele tinha esquizofrenia
NOTICIASATIRADOR DE NOVO HAMBURGO
Informa Todo Dia
10/23/20242 min read


Edson Fernando Crippa, de 45 anos, foi identificado pela Brigada Militar nesta quarta-feira (23) como o homem que atirou e matou o próprio pai, o irmão e um policial militar em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A mãe, a cunhada, seis policiais e um guarda municipal também foram baleados e ficaram feridos.
Segundo o Chefe de Polícia Civil do RS, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, o atirador era CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) e tinha registrado em seu nome quatro armas: duas pistolas, uma espingarda e um rifle. Durante as quase 10 horas de cerco, ele disparou "farta munição" contra os policiais. A perícia localizou na casa pelo menos 300 munições de pistola ainda não deflagradas.
Entre 2002 e 2003, ele trabalhou, em regime temporário, como papiloscopista no Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul. O delegado também afirmou que familiares confirmaram que o atirador tinha diagnóstico de esquizofrenia. Atualmente, Edson trabalhava como caminhoneiro.
Na noite de terça-feira (22), Edson abriu fogo contra familiares e policiais militares que foram atender a uma denúncia de cárcere privado na residência em que ele morava. Foi o pai do homem, Eugênio Crippa, que acionou a Brigada Militar, afirmando que estava sendo maltratado pelo filho.
Assim que os policiais chegaram ao local, o quarteirão foi cercado e isolado. Os agentes tentaram negociar com o suspeito, entrando em contato por telefone para acalmá-lo, mas o homem começou a disparar. Ele chegou a abater dois drones usados pela Brigada Militar.
O cerco e as tentativas de negociação duraram até a manhã desta quarta-feira (23), quando um drone sobrevoou a residência e os policiais viram que ele estava caído.
Quem são os mortos?
Além de Edson, morreram no tiroteio:
Eugênio Crippa, de 74 anos, pai do atirador
Everton Crippa, de 49 anos, irmão do atirador
Everton Raniere Kirsch Júnior, de 31, soldado da Brigada Militar
Quem são os feridos?
A mãe, a cunhada do atirador, seis policiais e um guarda municipal também foram baleados e ficaram feridos. São eles:
Cleris Crippa, 70 anos, mãe do atirador
Priscilla Martins, 41 anos, cunhada do atirador
Rodrigo Weber Voltz, 31 anos, soldado da BM
João Paulo Farias Oliveira, 26 anos, soldado da BM
Joseane Muller, 38 anos, 2º sargento da BM
Eduardo de Brida Geiger, 32 anos, soldado da BM
Leonardo Valadão Alves, 26 anos, soldado do BOPE
Felipe Costa Santos Rocha, tenente-coronel do BOPE
Volmir de Souza, guarda municipal
Edson Fernando Crippa foi identificado pela Brigada Militar como o atirador de Novo Hamburgo (RS)